Radio Rolim FM

NATAL

Política

Impeachment de Lula por “pedalada” tem destino certo com Lira

Lira já definiu o que fará com pedido de impeachment protocolado na Câmara após oposição apontar pedalada fiscal

Impeachment de Lula por “pedalada” tem destino certo com Lira
internet
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

pedido de impeachment protocolado pela oposição por causa de uma suposta pedalada fiscal do governo Lula não será submetido ao plenário pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O PT oficializou o apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos), apadrinhado por Lira para substituí-lo no comando Casa a partir de 2025. E, claro, Lira não quer perder o apoio do partido, que conta com 68 deputados.

Nos últimos meses como presidente da Câmara, Lira quer foco na aprovação do Orçamento e no desbloqueio das emendas parlamentares. Nesse sentido, ele não tocou no pedido de impeachment, pois qualquer movimentação nesse sentido levaria a uma paralisação do Congresso. Além disso, o presidente da Casa dispõe de uma boa relação com Lula e quer mantê-la após deixar o cargo.

 
6 imagens
Lira deve sair ao Senado em 2026, possivelmente sem apoio de Lula

 

 

A oposição na Câmara deu entrada em um pedido de impeachment apontando a existência de crime de responsabilidade por uma suposta manobra fiscal, conhecida como “pedalada”. O governo teria feito o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do Ensino Médio por meio do programa Pé de Meia sem previsão orçamentária ou autorização do Congresso.

O autor do pedido de afastamento, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), afirmou: “A lei impõe a obrigatoriedade do Poder Executivo submeter, anualmente, ao crivo do Congresso o montante destinado a esse incentivo. Apesar dessa exigência, o Governo Federal procedeu ao pagamento dos beneficiários desde março do presente ano, sem que tais valores tenham sido previamente incluídos na Lei Orçamentária Anual”.

FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Metrópolis/Paulo CappelliAugusto Tenório
Comentários:

Veja também

ANA NOVO