O Ano-Novo é a comemoração de um novo ano que se inicia, e é celebrado na passagem de 31 de dezembro para 1º de janeiro. Também é chamado de Réveillon, termo em francês que significa "despertar”.
A véspera de Ano-Novo, 31 de dezembro, é o dia que antecede o 1º de janeiro, feriado nacional. O feriado do primeiro dia do ano comemora o Dia da Confraternização Universal.
Entre 753 a.C. e 476 d.C o início do ano civil acontecia no dia 1º de março. Para persas e fenícios, entre outros povos, a data ainda era outra, 23 de setembro.
A comemoração de Ano-Novo com a data que conhecemos hoje tem sua origem em 46 a.C, quando o governador romano Júlio César criou um decreto para que o dia 1º de janeiro fosse o Dia do Ano-Novo, que marcava o início do calendário juliano. Com a mudança para o calendário gregoriano, que utilizamos atualmente, a comemoração foi oficializada.
Vale lembrar que o Ano-Novo está relacionado com o tipo de calendário utilizado. Os chineses, por exemplo, comemoram o ano-novo em uma data que pode ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro. Para os judeus, o ano-novo, chamado de Rosh Hashaná, é celebrado no mês de Tishrei, que no nosso calendário ocorre em setembro ou outubro.
Existem diversas tradições típicas para a festa de comemoração do Ano-Novo, e cada país possui a sua. No Brasil, por exemplo, são praticados costumes das religiões africanas e afro-brasileiras como usar roupas brancas, pular 7 ondas e levar oferendas ao mar para Iemanjá.
Além disso, assistir aos shows de fogos de artifícios se tornaram tradição no país. Superstições, como comer uvas e guardar as sementes na carteira são realizadas para trazer prosperidade ao novo ano.
Cada cidade costuma concentrar a sua população num tradicional ponto turístico ou local de bastante significância para celebrar esta data.
No Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo são dois locais muito procurados para as comemorações de Ano-Novo, onde a atração principal são os fogos de artifício em Copacabana, no Rio, e na Avenida Paulista, em São Paulo.
Adeus, ano velho! Feliz, Ano-Novo! Que neste próximo ano, todos os sonhos, objetivos e conquistas que não foram possíveis realizar possam se tornar realidade!
O ano que passou vai deixar saudade, mas não fique triste… O próximo promete o dobro de aventuras, conquistas e felicidades! Feliz Ano-Novo!
Chegou aquele momento do ano em que devemos repensar em todas as atitudes e objetivos que temos em nossa vida! Que este ano que se aproxima seja de pura realização para você! Felicidades!
É também no dia de Ano-Novo que se celebra o Dia da Confraternização Universal, conforme reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas.
Ainda se comemora o Dia Mundial da Paz, desde 1968, quando o Papa Paulo VI instituiu uma data para celebrar a paz entre os povos.
Leia também:
Rua Afonso pena 5177
6934421581